top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

Como acabar com a rinite alérgica sem tomar medicamentos

Atualizado: 7 de fev. de 2019

A rinite é um problema de saúde global e afeta pacientes de todas as etnias, condições socioeconômicas e idades.


Rinite, segundo a iniciativa ARIA (Allergic Rhinitis And Its Impact on Asthma), corresponde a um processo inflamatório da mucosa nasal caracterizada pelos sintomas de congestão nasal, rinorréia anterior e/ou posterior, espirros e prurido nasal que ocorrem por mais de dois dias consecutivos durando mais de uma hora na maioria dos dias. É um problema de saúde global e afeta pacientes de todas as etnias, condições socioeconômicas e idades. Em muitos países, a prevalência de sensibilização alérgica é > 50% em algumas faixas etárias.


Pacientes com rinite alérgica costumam apresentar repercussões sobre o sono e o desempenho profissional. O sono de baixa qualidade ocasiona sonolência diurna, fadiga e prejuízo significante ao aprendizado, à cognição e à atividade laboral. Como consequência, os adultos tornam-se mal humorados, menos eficientes e mais sujeitos aos acidentes de trabalho. Já as crianças tendem a se tornar tímidas, depressivas, ansiosas ou medrosas.


A Acupuntura é frequentemente utilizada no tratamento de desordens respiratórias, sendo a rinite alérgica uma das principais indicações.

Em estudos, tem sido demonstrado que a Acupuntura é mais eficaz do que as drogas anti-histamínicas no tratamento de rinite alérgica e a ausência de efeitos colaterais é uma vantagem no tratamento desta condição. No entanto, seu efeito protetor contra alérgenos que provocam a rinite não foi verificado.

Sob o ponto de vista da Medicina Chinesa a rinite alérgica é proveniente de deficiência dos sistemas de defesa do Qi do Pulmão e do Rim, combinada com retenção de Vento crônico no nariz. A hiper-reatividade da resposta imune é proveniente de uma deficiência no sistema de defesa do Qi do Rim e do Vaso Governador.

Você vai postar muito conteúdo atraente. Por isso é importante manter seu blog organizado em categorias que permitem que os visitantes explorem mais os assuntos de seu interesse.


A Acupuntura corrige o desvio de equilíbrio usando as ações reguladoras no tratamento de síndromes. Ela associada à fitoterapia chinesa são os principais componentes da Medicina Tradicional Chinesa e ambos têm sido utilizados para tratar os sintomas semelhantes aos da rinite alérgica durante séculos e agora ainda são largamente administrados para tratá-la na China.


No geral a Auriculoterapia parece ter uma porcentagem significativamente maior de eficácia do que a produzida pela fitoterapia chinesa. Ao comparar com a Acupuntura, alguns estudos relataram que a Auriculoterapia teve eficácia semelhante, enquanto outros estudos concluíram que o efeito da combinação destas foi melhor do que usar a Acupuntura sozinha.


No CEFFA Saúde realizamos um tratamento individualizado, utilizando a Acupuntura e/ou a Auriculoterapia no tratamento da rinite alérgica.


Dra. Erika Xavier

1.244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page