top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

Você tem dor no pescoço? Livre-se da cervicalgia de uma vez por todas!

Você tem dor no pescoço? Sente aquele incomodo no final de um dia de trabalho?

Saiba que a cervicalgia tem tratamento!


A cervicalgia é uma condição caracterizada por dor na região do pescoço, podendo atingir desde a base do crânio até a região dos ombros. Alguns estudos demostram que ela é a quarta principal causa de incapacidade entre a população economicamente ativa.


Segundo a Sociedade Brasileira de Coluna, as dores de coluna impõem enorme custo aos sistemas de saúde. Observa-se uma crescente preocupação com os atuais modelos de tratamento adotados para a cervicalgia, pois tais abordagens não apresentam resultados satisfatórios.


Os estudos mais recentes apontam que a maior parte dos pacientes sofrem de cervicalgia de origem mecânica inespecífica, isto é, as lesões encontradas na cervical não justificam os sintomas, e que os recursos fisioterapêuticos mais recomendados para esses casos incluem a terapia de manipulação articular, prescrição criteriosa de exercícios e encorajamento dos pacientes a um retorno gradual às atividades funcionais.

Em alguns casos, os sintomas são causados por lesões estruturais, por fatores degenerativos (por exemplo: uncoartrose, desidratação, protusão ou abaulamento discal, etc.), genéticos e/ou traumáticos, e o tratamento cirúrgico poderia ser indicado. No entanto estudos apontam que o tratamento fisioterapêutico por terapia manual, ajustes ergonômicos, exercícios customizados e afastamento dos fatores de piora, podem ter o mesmo resultado de cirurgia, mas com riscos muito reduzidos, sendo os casos necessariamente cirúrgicos totalizando menos de 5%. Sendo assim, um profissional fisioterapeuta deve fazer parte da decisão clínica, visto que os custos e riscos de tratamento são altamente reduzidos e resultados semelhantes podem ser alcançados.


Vale lembrar que o trabalho conjunto de médicos ortopedistas e neurocirurgiões, fisioterapeutas, acupunturistas, psicólogos e outros profissionais da saúde costumam obter melhores resultados do que condutas isoladas, sendo assim, é fundamental que haja uma boa comunicação entre todos para que os melhores resultados sejam alcançados pelo paciente.

A avaliação do Fisioterapeuta especializado em distúrbios cervicais é primordial para o sucesso de um tratamento de qualidade. No CEFFA Saúde temos profissionais experientes em problemas vertebrais e uma equipe interdisciplinar parceira que pode cuidar da sua dor cervical da melhor maneira possível.

134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page