top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

Está com dificuldade de engravidar? Sabia que a Acupuntura pode te ajudar?

A infertilidade é uma condição complexa e multifatorial caracterizada pela falta da concepção após um ano de atividade sexual regular sem o uso de qualquer método contraceptivo, é listada pela Organização Mundial de Saúde como uma das três principais doenças do sistema reprodutivo, afetando 10% a 15% dos casais em todo o mundo.



Embora alguns distúrbios reprodutivos venham sendo tratados de forma eficaz com o desenvolvimento da tecnologia de reprodução assistida, a taxa de gravidez ainda é insatisfatória. A Acupuntura tem sido utilizada no tratamento de distúrbios ginecológicos e reprodutivos há milhares de anos e é cada vez mais utilizada como complemento das tecnologias de reprodução assistida.


Para alguns pacientes a tecnologia de reprodução assistida apresenta desafios psicológicos, financeiros e/ ou éticos que podem levar a desistência do tratamento e a procura por tratamentos alternativos como a Acupuntura, Hipnose e Homeopatia.


A saúde e a fertilidade das mulheres estão intimamente relacionadas com a saúde menstrual. A abordagem da Medicina Tradicional Chinesa para o tratamento da infertilidade integra o ciclo menstrual como uma ferramenta de diagnóstico simples e não invasiva para entender o estado de fertilidade de uma mulher.

Na visão da acupuntura a infertilidade pode estar associada à deficiência do Rim, desarmonia do Chong Mai e Ren Mai, deficiência de Qi e Xue e/ou estagnação de Qi e Xue. Assim, a acupuntura atua na escolha de pontos que revigorem o Rim, Qi e Xue, regule o Chong Mai e Ren Mai e/ou libere a estagnação de Qi e Xue.


Na infertilidade masculina a medicina tradicional chinesa acredita que a astenospermia (espermatozoides com uma motilidade reduzida) e a oligospermia (baixa contagem de espermatozoides) são causados por deficiência de Rim, Baço e/ou estagnação de Xue. Assim, a acupuntura atua na escolha de pontos que revigorem o Rim, Baço e/ou mobilizem o Xue. Estudos indicam que a Acupuntura pode melhorar a motilidade e a contagem de espermatozoides.


Os principais mecanismos de ação da acupuntura são o aumento do fluxo sanguíneo para o útero com melhora da espessura e da morfologia do endométrio, diminuição da ansiedade, estresse e equilíbrio hormonal.


Marque sua avaliação conosco e aproveite os benefícios que a Acupuntura do CEFFA Saúde pode lhe oferecer.


 Drª Erika Xavier

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page