Buscar
  • CEFFA Saúde

Como fazer para reduzir ou eliminar os sintomas da Menopausa sem reposição hormonal

A menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher, onde podem aparecer sintomas como ondas de calor (fogacho), dificuldades de sono, alterações de humor e atrofia urogenital Venha saber mais sobre uma forma natural para tratar os sintomas da menopausa!



O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que durante esse intervalo a mulher ainda pode, ocasionalmente, menstruar.


Esse tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério e ele representa a passagem da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona.


Os sintomas relacionados à menopausa, como ondas de calor (fogacho), dificuldades de sono, alterações de humor e atrofia urogenital, são as queixas mais comuns e mais preocupantes relatadas por mulheres durante a transição da menopausa, com uma prevalência de cerca de 50%. Estes sintomas podem reduzir a produtividade das mulheres e sua qualidade de vida.

A terapia de reposição hormonal é considerada o tratamento mais eficaz para aliviar os sintomas da menopausa. No entanto, a longo prazo, pode aumentar o risco de doenças crônicas cardiovasculares (por exemplo, acidente vascular cerebral e eventos tromboembólicos venosos) e câncer (por exemplo, ovário e câncer de mama). Antidepressivos também podem ser utilizados para o tratamento dos sintomas, porém muitas mulheres antes e pós-menopausa se recusam ou interrompem o seu uso devido a possíveis efeitos adversos, como náuseas, palpitações e dores de cabeça.

Para a Medicina Tradicional Chinesa, durante a menopausa geralmente há uma insuficiência do Yin do Rim acompanhada por uma ascensão do Fogo do Fígado, deficiência de Yang do Rim ou uma deficiência geral do Rim.

De acordo com estudos, a incidência de fogachos e sudorese súbita melhoram com a utilização da acupuntura como tratamento. Estes estudos indicaram efeitos positivos da acupuntura sobre os sintomas vasomotores e da saúde em geral, também em comparação com a terapia hormonal. Os distúrbios do sono, irritabilidade, depressão, perda de memória, dores de cabeça, dor no peito, ressecamento vaginal, dor óssea e problemas do trato urinário melhoram significativamente.

É importante enfatizar que o tratamento com acupuntura praticamente não tem efeitos adversos, não tem contraindicações, e está associada com um nível elevado de aderência e concordância por parte do paciente.

É recomendado para mulheres que não podem ser tratadas com terapia hormonal, quando não a aceitam ou que já fazem reposição e continuam tendo sintomas.

Outras intervenções no estilo de vida, tais como a limitação do consumo de álcool, diminuir a ingestão de comida picante, evitar bebidas quentes, e eliminar a cafeína, também podem aliviar as ondas de calor. No geral, o exercício físico não melhora ou piora as ondas de calor, mas ele melhora as mudanças de humor associadas à menopausa, sendo qualquer tipo de exercício benéfico.

A união da Acupuntura com exercícios físicos, como o Pilates, são eficazes no controle dos sintomas indesejáveis do climatério, trazendo qualidade de vida e bem estar geral nessa fase de mudanças na vida da mulher.


Dra. Erika Xavier

157 visualizações

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Branca ícone do YouTube

​© 2019 por CEFFA Saúde. 

recepcao.ceffa@gmail.com