Buscar
  • Erika Xavier

Você sabia que menopausa e climatério não são a mesma coisa?

Climatério e menopausa são dois termos indistintamente usados para nomear eventos clínicos relacionados ao declínio da função ovariana da mulher. Assim, na literatura e em contextos clínicos, lemos e ouvimos "sintomas da menopausa" ou "sintomas do climatério".


Globalmente, o termo menopausa é muito mais usado que o climatério, mas, antes de usarmos qualquer um deles, devemos considerar que a menopausa está se referindo a um evento específico, a última menstruação da mulher e ocorre, em geral, entre os 45 e 55 anos e o climatério a mudanças graduais da função ovariana que começa antes da menopausa e continua até o fim da vida da mulher, ainda que os sintomas desapareçam posteriormente. A irregularidade menstrual costuma ser o primeiro sinal do início do climatério. Nem todas as mulheres apresentam os sintomas desta fase, mas todas passam pelo climatério.


Em algumas mulheres, a fase da menopausa e climatério é assintomática. No entanto, a maioria das mulheres apresenta sintomas de intensidade variável já no início do climatério. Os mais comuns são:


· Ondas de calor ou fogachos: episódios súbitos de sensação de calor na face, pescoço e parte superior do tronco;

· Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;

· Sintomas emocionais: aumento das queixas de irritabilidade, depressão, distúrbios de ansiedade, melancolia, perda da memória e insônia;

· Alterações na pele, que perde o vigor, nos cabelos e nas unhas, que ficam mais finos e quebradiços;

· Perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia;

· Risco aumentado de doenças cardiovasculares


Mas existe tratamento para esses sintomas?


Sim, existe. Um tratamento comumente indicado é a terapia de reposição hormonal, mas possui efeitos adversos como aumento do risco de trombose e câncer de mama.

Esses sintomas também podem ser tratados de forma mais Natural e Sem Efeitos Adversos com a Acupuntura.

Mudanças de hábitos de vida como manter uma alimentação saudável, atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de álcool também tem um papel importante no controle dos sintomas!


Marque sua sessão de Acupuntura no CEFFA Saúde e tenha mais qualidade de vida e bem-estar!


Drª Erika Xavier

0 visualização

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Branca ícone do YouTube

​© 2019 por CEFFA Saúde. 

recepcao.ceffa@gmail.com