top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

Parkinson: diversas formas de tratamento para ter qualidade de vida.

A doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais comum no mundo. Você sabe como pode ser tratada para melhorar sua qualidade de vida?


As características clínicas da Doença de Parkinson incluem tremor de repouso, rigidez, bradicinesia e hipocinesia (lentificação e diminuição da amplitude dos movimentos), distúrbios da fala e mímica facial, além de sintomas não motores como declínio cognitivo.


O tratamento para a doença de Parkinson está atualmente voltado para o uso de medicamentos, cirurgias e a atuação de profissionais da reabilitação como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, sendo que não existe cura para a doença, uma vez que as células do cérebro não se regeneram. A terapia de reposição de dopamina (DRT) ainda é a estratégia sintomática mais eficaz, mas após o uso a longo prazo, no entanto, os efeitos terapêuticos tornam-se cada vez menores, e mais de 50% dos pacientes experimentam eventualmente flutuações do quadro clínico.


A fisioterapia incorpora uma variedade de métodos e técnicas, tais como estratégias de movimentos, treinamento progressivo de força, treino de marcha, de equilíbrio e programa de prevenção de queda visando a autonomia do paciente e a otimização da função motora em busca do máximo de independência possível.

Estudos demonstram que o efeito do tratamento com L-dopa é significativamente maior quando combinado com acupuntura.

A administração de uma dose baixa de L-dopa, em conjunto com a acupuntura potencializa a melhora da função motora, sem o aparecimento de efeitos adversos, tais como a discinesia induzida por L-dopa. No estudo, pacientes que receberam a acupuntura como terapia complementar relataram melhora significativa nos sintomas do Parkinson.


Além disso, a Medicina Tradicional Chinesa é geralmente segura, bem tolerada, e pode reduzir significativamente os efeitos colaterais causados pela medicina convencional. A eficácia tende a ser mais evidente, em pacientes com doença de Parkinson, com maior tempo de tratamento.


No CEFFA Saúde disponibilizamos acupuntura e fisioterapia de qualidade para o tratamento da doença de Parkinson.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page