top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

Conhece o método McKenzie (MDT)?

O tratamento da dor musculoesquelética é um desafio e envolve vários aspectos individuais. O reconhecimento desses aspectos e o seu manejo durante o dia a dia é essencial para a resolução dos problemas físicos.


O Método McKenzie de avaliação e tratamento é um método exclusivamente fisioterapêutico, que usa uma série de movimentos e posições, aliado a uma entrevista criteriosa, para a identificação de distúrbios funcionais no corpo que possam produzir sintomas. Desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie e aprimorado pelos anos de experiência e pesquisa clínica, este método é um dos mais utilizados no mundo por ter algumas características que o diferencia de todas as outras modalidades de tratamento.


É comum encontrar pacientes com o relato de que a consulta com o fisioterapeuta foi produtiva e o fez ficar sem dor por alguns dias, mas depois de um tempo os sintomas voltaram da mesma maneira. Durante a avaliação McKenzie, as estruturas corporais são postas em testes vigorosos, que realmente desafiam o corpo e as respostas sintomáticas e emocionais guiam o exame, fazendo com que o terapeuta consiga realmente entender o que ocorre com os diversos componentes envolvidos na experiência de dor dos pacientes. Tudo isso de maneira extremamente segura!


Após um processo de raciocínio, que leva em conta aspectos sociais, laborais, posturais, mentais e cinemáticos (movimento), um plano de tratamento é proposto e todo o quadro é explicado e exemplificado ao paciente, de modo que este passe a ser capaz de entender como o SEU CORPO, especificamente, reage aos diversos estímulos diários, quais movimentos deve adaptar e quais deve realizar. O objetivo final é fazer com que a pessoa possa entender e dominar o seu problema, tendo a capacidade de responder prontamente a alguma exacerbação dos sintomas.


O auto-tratamento e a educação são as bases do método. Assuma o controle do seu próprio tratamento! Saiba mais em www.mckenzieinstitute.org/brasil/


Dr. Marcell Gagliano

52 visualizações0 comentário
bottom of page