top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

Já ouviu falar sobre Osteopatia?

A Osteopatia é um conceito de tratamento manual, baseado em anatomia, fisiologia e disfunção.



Foi desenvolvida pelo médico norte americano Andrew Taylor Still em meados do século XIX, com o objetivo de desenvolver um sistema de avaliação e tratamento holístico fugindo do modelo biomédico aplicado na época. Ao notar que os sintomas de seus pacientes podiam ter uma origem distante do local em questão e que o tratamento medicamentoso pouco ajudava às pessoas.


Por esse motivo, o sistema de avaliação da Osteopatia foi construído a partir de uma avaliação global, que contempla todos os sistemas corporais, com o objetivo de identificar um mau funcionamento de algum desses sistemas.Não se trata de um sistema de tratamento de lesões, mas sim, de desordens, sejam elas:

  • Musculoesqueléticas: articulações, ossos e músculos;

  • Viscerais: buscando debilidade nos movimentos de quaisquer vísceras do nosso organismo, levando ao seu mau funcionamento, sem que haja um comprometimento patológico deste órgão;

  • Membranosas: tecidos de revestimento que existe em todo o corpo, inclusive todo sistema nervoso, que podem gerar alterações posturais à distância.


Still, mesmo sendo médico, não acreditava que a cirurgia era o melhor recurso terapêutico para condições clínicas complexas, uma vez que o sucesso clínico dos pacientes com o tratamento osteopático era bastante favorável. Já o procedimento cirúrgico poderia ser considerado em caso de falha em todos os recursos manuais. Considerado um dos maiores avanços da área da saúde, a Fisioterapia só surgiu em meados do século XX e com o avanço de sua ciência e sua vocação por tratamentos com recursos manuais, incorporou os pensamentos de Still em vários países do mundo.


No Brasil, a Osteopatia é uma modalidade exclusivamente fisioterapêutica e, para obter sua certificação, é necessário, além da graduação em Fisioterapia, pelo menos mais 5 anos de formação osteopática.

No CEFFA Saúde nossos fisioterapeutas têm a certificação internacional completa em Osteopatia, além de possuir cursos de extensão na área, permitindo que estejam atualizados ao que acontece na Osteopatia mundial.

68 visualizações0 comentário
bottom of page