top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

O quanto segura é a sua casa contra o risco de queda em idosos?

A queda é um importante problema de saúde pública entre os idosos e traz repercussões negativas na independência! E uma boa parte das quedas acontecem dentro da própria casa.



O declínio físico relacionado à idade e correspondente perda de capacidade funcional está muitas vezes relacionado à perda de massa muscular (sarcopenia), diminuição da capacidade aeróbica, mobilidade reduzida e outros determinantes de aptidão física, afetando negativamente a sua autonomia pessoal e qualidade de vida. Outro problema relacionado ao maior nível de dependência em idosos é a ansiedade e depressão. Estudos demonstraram que o exercício físico melhora transtornos depressivos e ansiedade em idosos, além de ser uma maneira de retardar o declínio físico e manter ou mesmo aumentar a autonomia e qualidade de vida.


A queda é um importante problema de saúde pública entre os idosos e traz repercussões negativas na independência, podendo acarretar em problemas de saúde associados, como pneumonia e infeção urinária. O medo de queda por parte dos idosos está relacionado com diminuição da atividade física, restrição de atividades, e menor qualidade de vida. Assim sendo, a intervenção terapêutica deve ser dirigida aos aspectos físicos e psicológicos do medo de cair.


Os resultados obtidos em estudos sugerem que o Pilates diminui a preocupação em cair de praticantes idosos, reforçando a confiança na capacidade de realizar atividades diárias sem cair.


O Pilates melhora a força, o equilíbrio dinâmico, bem como o desempenho de caminhada em populações idosas. Além disso, reduz o risco de queda, melhorando independência, qualidade de vida e humor.


Há evidências de que o Pilates tem o potencial de evitar quedas, devido aos efeitos positivos sobre os fatores de risco físicos e mentais, devendo ser usado como um complemento, ou mesmo alternativa, aos programas tradicionais de equilíbrio e / ou de treinamento de força para idosos.


E temos mais algumas dicas para ajudar você reduzir o risco de queda em sua casa:

  • Remover tapetes não fixos.

  • Usar barras de apoio ao lado de vasos sanitários e dentro de chuveiros.

  • Deixar um abajur no quarto para iluminar o caminho durante a noite.

No CEFFA Saúde, temos fisioterapeutas especializados na prática dessa modalidade voltada para a melhoria da saúde, confiança e independência em idosos com um programa de prevenção de queda personalizado durante as aula de Pilates.

20 visualizações0 comentário
bottom of page