O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates durante a primeira guerra mundial e seu primeiro estúdio foi criado em Nova Iorque no ano de 1926, porém o Pilates ganhou popularidade muito tempo depois.
Durante esse tempo surgiram alguns mitos e preconceitos relacionados à prática desse método. Vamos conhecer alguns deles e saber por que são mitos?
Mito n° 1 - Pilates é só alongamento!
O Pilates também tem alongamento, mas nas aulas trabalhamos também força muscular, respiração, equilíbrio e coordenação motora.
Mito n° 2 - Pilates é coisa de mulher...
Pilates é coisa de mulher, mas também de homem! O método foi criado por um homem para ajudar soldados a se exercitarem nos hospitais da Primeira Guerra Mundial.
Mito n°3 - Idosos não devem praticar Pilates.
O Pilates é um ótimo aliado dos idosos e deve sim ser praticado por quem não tenha restrição médica. Além de evitar a sarcopenia (perda de massa e força na muscular) ajuda a evitar as quedas que são muito frequentes em idosos!
Mito n° 4 - Grávidas não devem praticar Pilates...
A não ser que haja alguma recomendação médica em casos de gravidez de risco, o Pilates pode e deve ser praticado por grávidas, trazendo diversos benefícios para o bem estar da futura mamãe. Inclusive é muito indicado no pós-parto! (saiba mais aqui sobre o Baby Pilates)
Mito n° 5 - Pilates é muito fácil!
Os exercícios e aparelhos se adaptam aos diferentes níveis de condicionamento, podendo ser realizados exercícios mais simples aos mais avançados, o que lhe garante sempre um novo desafio para superar.
Mito n° 6- Pilates custa caro.
Quanto vale a sua saúde? Não é preciso esperar ficar doente para investir no seu bem-estar. As aulas de Pilates são com um número limitado de clientes e exercícios específicos para cada caso!
Não deixe esses mitos te atrapalharem na busca de uma vida saudável e sem dor!
Drª Erika Xavier
Comments