top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

Lesões x Ballet – 8 dicas para evitar lesões.

Infelizmente não podemos prever quando vai acontecer uma lesão, mas podemos preveni-las com alguns cuidados!

Bailarinas costumam se lesionar mais em ensaios do que em apresentações, pois os movimentos são repetidos diversas vezes podendo levar o músculo a fadiga. Para ter uma vida longa e saudável no Ballet é preciso alguns cuidados: 1- Aquecimento: não inicie uma atividade sem preparar seu corpo para ela.


2- Alongue-se: para estar preparado para grandes amplitudes.


3- Fortalecimento: músculos fortes protegem as articulações. O Pilates pode ser uma boa opção!


4- Procure ajuda profissional: em caso de dor durante os movimentos, busque orientação de um fisioterapeuta. O quanto antes for a intervenção, maior chance de recuperação e menor a chance de afastamento.


5- Respeite a recuperação do corpo: às vezes ele precisa de descanso, fique atento aos sinais de exaustão (como por exemplo, insônia, perda de apetite e queda na produtividade).


6- Não insista em um movimento que te cause incômodo. Dê tempo para o seu corpo aprender o movimento de forma correta. Cada pessoa tem o seu próprio tempo de aprendizado.


7- Saúde física e mental andam juntas, deixe os problemas na porta de entrada. E caso necessite busque ajuda de um psicoterapeuta.


8- Concentração é fundamental para a execução correta dos movimentos. E caso aconteça alguma lesão tenha paciência e persistência. Não abandone o tratamento e logo você poderá voltar a praticar!


Dra. Erika Xavier e Dr. Fernando Santos

56 visualizações0 comentário
bottom of page