top of page
  • Foto do escritorCEFFA Saúde

Grávida pode fazer Pilates?

Pode e deve! A gravidez é um período de diversas mudanças no corpo da mulher, durante essas mudanças as mulheres tendem a sentir dores e desconfortos que prejudicam o suas atividades do dia a dia.


Desde 2000, o Colégio Americano de Medicina do Esporte recomenda que as mulheres com gravidez sem complicações devam ter 30 min ou mais de exercícios moderados na maioria dos dias da semana. As diretrizes mais recentes do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas recomendam que as mulheres com gravidez de baixo risco devem ser encorajadas a continuar, ou iniciar, treinamento aeróbico e de resistência progressiva antes da gravidez, durante a gravidez e no período pós-natal.

O Pilates durante a gravidez é popular em programas de promoção da saúde em todo o mundo. É indicado tanto para mulheres que já praticavam o método antes da gestação quanto para iniciantes. Em mulheres saudáveis, o Pilates melhora o alinhamento postural, resistência dos membros inferiores e superiores, qualidade de vida, flexibilidade, equilíbrio e redução dos relatos de dor durante a gestação.

A gestante pode praticar Pilates até o nono mês, mas o que vai definir a hora de parar é o tamanho e o peso da barriga que podem causar desconfortos maiores no final da gravidez.

É recomendado que as mulheres grávidas tenham uma avaliação clínica de seu ginecologista/obstetra para garantir que não haja razões médicas que impeçam a atividade física.

O puerpério, a fase também conhecida como pós-parto, tem duração média de 6 a 8 semanas. Nesse período as modificações ocorridas no corpo da mulher durante a gestação irão retornando, pouco a pouco, ao estado anterior à gravidez. Os exercícios realizados durante o Pilates irão auxiliar o corpo na volta a seu estado antes da gravidez.


É importante que as mulheres tenham a consciência da importância da prática de qualquer que seja a atividade física escolhida. O Pilates é indicado antes, durante e após a gravidez.

Venha conhecer nosso moderno espaço de Pilates e comece já a ter uma gravidez com mais saúde! Não deixe de conferir também nossas aulas de Baby Pilates para o seu pós-parto.


Drª Erika Xavier

8 visualizações0 comentário
bottom of page